As 13 zonas turísticas da Bahia devem receber 6 milhões de
visitantes na alta temporada de verão que oficialmente tem início nesta
sexta-feira (21). As localidades litorâneas mais procuradas nesta estação são a
capital baiana, Porto Seguro, Praia do Forte e Cairu. A lista dos
destinos mais disputados também inclui a Chapada Diamantina. Gastos dos
turistas devem chegar a R$ 6 bilhões, de acordo com estimativa da Secretaria
Estadual do Turismo (Setur).
Um dos destaques do MapaTurístico Brasileiro, Salvador responde
por aproximadamente 30% do fluxo turístico da Bahia. Por essa razão, as
companhias aéreas dão especial atenção a este destino litorâneo e durante a
alta estação, a oferta de voos para a capital baiana cresce significativamente.
São 1.770 voos extras, o que representa crescimento de 12% em relação à
temporada anterior.
“No mês de janeiro, o aumento no número de voos extras chega
a 61% e a demanda internacional quase dobrou em relação ao mesmo período do ano
passado”, afirmou o secretário estadual do Turismo, José Alves.
Com 539 voos extras, Porto Seguro registra expressivo
incremento na movimentação de visitantes, assim como Ilhéus que terá 265 voos
extras, sem computar, por enquanto, os números relativos ao Carnaval.
Os principais mercados emissores nacionais são a própria
Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Grande
parte dos turistas estrangeiros são argentinos, franceses, italianos, chilenos
e alemães.
Receptivo – No verão, a Setur realiza ações de
receptivo especial, a exemplo do trabalho realizado pela Bahiatursa no porto e
aeroporto de Salvador, com baianas tipicamente vestidas. Durante o
Carnaval, a Secretaria executa o projeto Guias e Monitores para atender aos
visitantes em diversos pontos da capital baiana, Praia do Forte, Porto Seguro
e Ilhéus.
Antes da alta temporada, durante todo o ano de 2018 foram
realizadas ações promocionais para divulgação da Bahia, como a participação em
feiras nacionais e internacionais especializadas no setor, com o objetivo de
atrair turistas para o estado.
“Somam-se a esses esforços outras iniciativas, como ‘Bahia
descobre a Bahia’ e ‘Bahia cenário de novela’, que reforçaram a divulgação dos
nossos destinos turísticos dentro do estado e em outros mercados emissores
nacionais”, pontuou José Alves.
Qualificação dos serviços – A boa impressão relativa
aos serviços turísticos é outro fator importante para a conquista de
visitantes. Com esse propósito, 2.441 profissionais e empresários de 27
municípios participaram de cursos de qualidade do atendimento ao turista,
noções conceituais de turismo e produção associada ao turismo, dentre outros
temas.
Hotéis e outras empresas do setor passaram por vistorias
preventivas, a fim de estimular a qualidade dos serviços prestados aos turistas
e a regularidade dos empreendimentos.