Os agentes de trânsito do município de Ilhéus terão um novo fardamento a partir do dia 1º de novembro. Os uniformes foram apresentados durante a solenidade de assinatura do termo de cooperação técnica entre o Município e o Departamento Estadual de Trânsito
(Detran), na última quinta-feira (4), para a abertura da Escola Pública de Trânsito de Ilhéus (Eptran). Esse padrão foi instituído pela Convenção de Viena, da qual o Brasil é signatário, que unifica todas as sinalizações de trânsito no mundo.
Os fardamentos dos agentes de trânsito estão sendo atualizados em todo o Brasil, e Ilhéus está entre os dez municípios da Bahia a aderir à regra e o primeiro a instituir o auxílio fardamento. O decreto 094/2018, que regulamenta a Lei 3.951 de 27 de julho de 2018, foi assinado pelo prefeito Mário Alexandre, em julho deste ano. Define a formação, descrição e aquisição de fardamento e Epi’s, disciplina o uso dos uniformes e o direcionamento dos recursos arrecadados pelo setor.
O diretor de Transporte e Trânsito de Ilhéus, Gilson Nascimento, destaca o benefício da parceria entre o Detran e a Prefeitura. “Com a licitação que estava em curso, ficaria um custo de 450 mil reais com todos os equipamentos. Com o auxílio fardamento, este custo foi reduzido para cerca de 140 mil reais. Hoje é uma realidade o equipamento completo, com capacete, capa de chuva e todos os equipamentos de segurança necessários para o exercício da atividade”, declara.