A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, entre os dias 20 e 22 de julho, em Jequié, no Centro-Sul Baiano, a Operação Cavalo de Aço , com objetivo de intensificar a fiscalização de motocicletas, prevenindo acidentes de trânsito, ações criminosas e cometimentos de infrações, principalmente envolvendo veículos de duas rodas.
A escolha da PRF para o local de desencadeamento de Operações Temáticas, como a Operação Cavalo de Aço, é baseada em estudos estatísticos que definem locais e horários para sua realização.
Durante os três dias de execução das atividades, foram fiscalizados 681 veículos e 830 pessoas. Foram 540 autos de infrações lavrados por diversas irregularidades, com destaque para o grande número de condutores de motocicletas que não possuíam habilitação, motos sem o devido licenciamento e com irregularidades nos equipamentos obrigatórios. 138 motocicletas foram apreendidas e recolhidas por diversos motivos, além de 65 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) que foram retidos por irregularidades que não poderiam ser sanadas no local.
Na fiscalização contra o uso de bebidas alcoólicas ao dirigir, 157 testes com o etilômetro foram realizados.