Neste ano, 18 pessoas já morreram por causa da meningite na Bahia, de acordo com dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), contabilizados de 1º de janeiro até o dia 12 de maio. Oito dessas mortes aconteceram na capital baiana.
Em relação ao mesmo período no ano passado, o número representou uma queda. De janeiro a 12 de maio no ano passado, foram 21 vítimas fatais.
Segundo informações do jornal Correio, a redução significativa veio no número de casos diagnosticados na Bahia. Este ano, já foram registrados 116 casos, sendo que 44 deles são de meningite bacteriana, 43 viral e 29 não especificados por outra causa.
Em 2017, durante o mesmo período, foram apontados 185 casos no total, 58 meningites bacterianas, 72 virais e 55 não especificados ou causados por outros fatores. A doença pode ser transmitida através do contato com pessoas infectadas, a partir das vias respiratórias, gotículas e secreções do nariz e garganta.
Na quinta-feira (31), um homem de 75 anos faleceu em Itabuna, vítima de meningite bacteriana gram positiva, como foi verificado a partir dos seus exames. O caso seria a 19ª morte do estado, mas não foi registrada pela análise da Sesab.
*Informações do BN.